O Presidente da República disse, esta sexta-feira, estar "convicto" de que o Orçamento do Estado 2021 (OE2021) será aprovado na votação final global do documento marcada para 26 de novembro: "Estou convicto de que em novembro tenhamos um Orçamento aprovado".
Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita ao Hospital de Braga, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que as próximas semanas vão ser marcadas por "um longo processo", mas que espera que o OE2021 esteja pronto para ser aplicado a partir do dia 1 de janeiro de 2021.
"Ao longo do período anterior, houve momentos em que tive preocupado ou até muito preocupado, quanto à aprovação do OE2021. Espero que estejam reunidas condições para nas várias votações ser possível chegar àquilo que é bom para Portugal e para os portugueses, que é um Orçamento em condições de ser aplicado no início do próximo ano", sustentou.
O chefe de Estado afirmou, contudo, que, neste momento, não quer se pronunciar sobre a matéria, considerando que a proposta do OE2021 será entregue pelo Governo, na próxima segunda-feira, no Parlamento.
Recorde-se que, esta quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a proposta do OE2021 na generalidade, mas ainda com temas alguns temas por fechar. Depois de entregue pelo Governo na segunda-feira no Parlamento, a proposta do OE2021 será discutida e votada na generalidade em 28 de outubro, estando a votação final global do documento marcada para 26 de novembro.