O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, considerou que "é absolutamente falso que o PPD/PSD alguma vez tenha estado na origem e tenha sido promotor do SNS (Serviço Nacional de Saúde)".
Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Lisboa, o deputado socorreu-se de artigos de 'fact-check' publicados em vários órgãos de comunicação social portugueses para tecer tais considerações.
Com base nesses factos, Brilhante Dias recordou a votação inerente à criação do SNS: "Quem votou contra? O PSD, o CDS, e os deputados independentes sociais-democratas que então tinham assento nesta Assembleia".
Sobre o tema, o socialista apontou ainda: "Se alguém criou o SNS, foram o PS e a esquerda portuguesa. Quem tem defendido o SNS é o PS, em diferentes circunstâncias, inclusive quando o PPD-PSD é Governo".
Pedindo ainda para que se acabe "com as farsas" e para que não se tente "reescrever a história", Brilhante Dias concluiu a argumentação dizendo que o "SNS existe apesar do PPD-PSD ser contra".
As declarações surgem após o líder do PSD, Luís Montenegro, em declarações no contexto de uma visita ao Centro de Saúde de Algueirão - Mem Martins, em Sintra, esta quinta-feira, ter referido que o partido que lidera está "intimamente ligado à criação do SNS e ao apetrechamento das condições que o fizeram funcionar todos estes anos".
Nesse momento, o social-democrata acrescentou que o partido se distingue do PS, em matérias de Saúde, ao defender a articulação do Estado com os privados e setor social, tendo ainda apontado que é preciso "uniformizar a instituição, em todo o país, de Unidades de Saúde Familiar (USF) de modelo B".
[Notícia atualizada às 15h07]
Leia Também: PSD quer "resolver afunilamento" do SNS com aposta nos "recursos humanos"