Uma equipa da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, tentava perceber se um novo medicamento poderia ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos. Chegaram a outra conclusão ao mostrar que pode ajudar a proteger o coração e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Em causa está uma bebida à base de cetonas, uma substância química produzida pelo corpo quando não consegue usar a glicose como fonte de energia.
"Ainda é cedo, mas estes resultados são promissores. Vimos uma melhora na eficiência cardíaca depois dos participantes tomarem a bebida com cetonas, em comparação com uma bebida placebo", revela Maria Perissiou, uma das responsáveis pelo estudo.
O estudo envolveu apenas 13 participantes. Foi medida a função cardiovascular 30 minutos depois de terem ingerido a bebida. Acabou por ser usado um ultrassom para avaliar o fluxo sanguíneo.
"Em todos os participantes, os corações estavam a trabalhar de forma mais eficiente após a bebida, tanto em repouso quanto durante exercícios de intensidade moderada, em comparação com a bebida placebo. Mais pesquisas são necessárias porque apenas avaliámos os participantes no dia, o que significa que não temos ideia de qual seria o impacto beber cetonas no longo prazo", continua.
Leia Também: Síndrome do intestino irritável. Estudo aponta mais uma possível causa