Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Donetsk. 5 mortos e 19 feridos após ataque, diz representante ucraniana

A região foi "alvo de disparos de artilharia e bombardeamentos aéreos, que destruíram completamente a cidade".

Donetsk. 5 mortos e 19 feridos após ataque, diz representante ucraniana
Notícias ao Minuto

13:30 - 22/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A cidade de Avdiivka, muito perto de Donetsk, no leste da Ucrânia, foi palco de um ataque das forças russas na noite de segunda-feira, que provocou pelo menos cinco mortos e 19 feridos entre a população, segundo uma publicação divulgada no Telegram pela comissária de Direitos Humanos do Parlamento ucraniano, Lyudmyla Denisova.

"Cinco civis morreram e 19 ficaram feridos", afirmou, indicando que a região foi "alvo de disparos de artilharia e bombardeamentos aéreos, que destruíram completamente a cidade", cita a AFP.

A responsável adiantou que, em Lysychansk, duas pessoas morreram, três ficaram feridas e oito foram resgatadas dos escombros, após um ataque russo à cidade.

Numa outra publicação, Denisova revelou que um tanque russo atirou contra um veículo de uma família, em Kharkiv. Segundo a mesma, a família terá alertado com uma bandeira branca tratarem-se de civis. Ainda assim, os pais e a filha de nove anos acabaram por morrer, ao passo que o filho, de 17 anos, ficou ferido.

Com cerca de 30 mil habitantes, Avdiivka situa-se a nordeste de Donetsk, controlada por separatistas pró-russos desde 2014.

Recorde-se que a Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 925 mortos e 1.496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,48 milhões para os países vizinhos, segundo indicam os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, diz a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Bombardeamentos em Lugansk causaram quatro mortos, dizem autoridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório