Indiana regressa a casa após 22 anos 'presa' no Paquistão

Hamida Banu regressou ao seu país na segunda-feira e disse aos jornalistas que estava feliz por estar novamente com as seus filhos e irmãos

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/12/2024 14:59 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Índia

Uma mulher indiana, que diz ter sido traficada para o Paquistão há mais de 20 anos, regressou a casa, depois do neto a ter encontrado num vídeo no Youtube.

 

De acordo com a BBC, Hamida Banu esteve desaparecida durante 22 anos no país vizinho sem conseguir contactar a sua família. A mulher foi enganada com uma oferta de emprego tendo sido levado para o Paquistão, em 2002. 

A Índia e o Paquistão, que não têm um relacionamento amigável, fizeram uma longa verificação da identidade da mulher antes de confirmarem a sua nacionalidade indiana em outubro. 

“Fui levada para o Paquistão, mas disseram-me que ia para o Dubai. Aguentei durante 23 anos”, disse a mulher, que tem agora 75 anos, aos jornalistas quando passou a fronteira.

A história de Hamida Banu foi capa de jornais em 2022 depois de um jornalista indiano ter visto um vídeo de um ativista paquistanês no Youtube, tendo depois partilhado o vídeo nas sua plataforma. Esta entrevista acabou por chegar à família de Banu quando o neto, que nunca a conheceu, o viu na internet. 

Foi através do jornalista e do ativista que a mulher entrou em contacto com a família.

Segundo a estação televisiva, a Banu regressou ao seu país na segunda-feira e disse aos jornalistas que estava feliz por estar novamente com as seus filhos e irmãos.

Leia Também: Indiana faz 1.ª execução em 15 anos: "Impossível dizer se sofreu"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas