Presidenciais. "Leonor Beleza era a candidata ideal para o PSD e país"

António Capucho considera que nenhum dos atuais candidatos tem o que é necessário para atrair o eleitorado.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
07/02/2025 09:50 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Política

PSD

O antigo dirigente dos sociais-democratas António Capucho defendeu, na noite de quinta-feira, no programa '360', da RTP3, que "Leonor Beleza seria a candidata ideal para o PSD e para o país" às eleições Presidenciais de 2026, apesar de compreender que ela não está disponível para se meter "nesta aventura".

 

Para o histórico militante social-democrata nenhum dos candidatos já anunciados tem o que é necessário para atrair o eleitorado, ao contrário da antiga ministra da Saúde de Cavaco Silva e ex-vice-presidente da Assembleia da República (AR).

Porém, isso não está em cima da mesa e António Capucho entende porquê. "Toda a gente compreende que não esteja para aí virada até porque desempenha um cargo [presidente da Fundação Champalimaud] muitíssimo mais aliciante do que aquele que seria meter-se nesta aventura", explicou.

"Agora o que eu acho é que seriam [Leonor Beleza e Passos Coelho] ganhadores. Numa sondagem teriam, claramente, perspetivas de vitória muito superiores", salientou.

Sobre Luís Marques Mendes, António Capucho afirmou que este "tem os requisitos para uma boa candidatura", assim como todos os restantes candidatos - "tirando André Ventura" -, "têm qualidades para serem Presidente da República".

"Marques Mendes tem ótimas qualidades para ser Presidente da República, tem experiência política, todas as qualidades que quisermos enumerar, mas não basta isso. Há uma qualidade ou uma condição fundamental: ter necessária atração por parte do eleitorado em relação à sua candidatura", atirou.

Já sobre a candidatura de Gouveia e Melo, António Capucho reconheceu que sabe de vários militantes do PSD que o vão apoiar, mas não diz nomes. "Eles matavam-me", brincou.

Leia Também: Presidenciais? PS escolherá Sampaio da Nóvoa, se Vitorino não avançar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas