"Um coração acelerado é, na verdade, um fenómeno bastante comum." Quem o diz é o cardiologista Roque Savioli, frisando que, "na grande maioria das vezes, é um fenómeno puramente emocional".
Felizmente, existem algumas técnicas que podem ajudar a desacelerar o coração. "Algumas das mais eficazes são os exercícios de respiração profunda", afirma o médico num vídeo partilhado na rede social Instagram.
Leia Também: Previna 'alhadas'! Tempero popular combate colesterol e hipertensão
Acrescenta que, "quando estamos a sentir-nos stressados e ansiosos, a nossa respiração tende a tornar-se mais rápida". "Ao desacelerarmos a nossa respiração e focarmo-nos em respirações profundas e rítmicas podemos realmente acalmar a nossa frequência cardíaca e reduzir os sentimentos de ansiedade", garante Savioli.
Uma técnica que considera "particularmente eficaz" é a "respiração quatro, sete, oito". Consiste em inspirar pelo nariz, contando até quatro, prender a respirar e contar até sete. Por fim, expire pela boca, fazendo uma contagem até oito. "Isto pode ajudar a diminuir a sua frequência cardíaca e a acalmar o seu sistema nervoso."
Fique com o vídeo abaixo!
Leia Também: Coração em esforço. Médico alerta para sintomas que jamais deve ignorar