Num mundo onde a informação flui cada vez mais rápido e os esquemas para enganar as pessoas correm à mesma velocidade, ninguém parece escapar às tentativas de burla.
Da mulher que foi burlada ao achar que namorava com o Brad Pitt ao ator chinês que caiu numa rede de tráfico humano, há também espaço para os líderes mundiais serem alvos de burla.
Um alvo recente foi a primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, que recebeu um chamada na qual lhe exigiram dinheiro. Do outro lado, e com a ajuda de um sistema de Inteligência Artificial, estava uma voz familiar.
"A voz era muito familiar e eu reconheci-a imediatamente. Primeiro, enviaram-me um áudio a dizer algo parecido com: 'Como estás?'", começou por contar, explicando que a voz que ouvia tinha sido produzida para imitar outro chefe de governo.
O mesmo número ligou a Paetongtarn Shinawatra, mas esta não atendeu. Depois, deixaram-lhe uma mensagem de voz: "Enviaram outra mensagem de voz a pedir um donativo, dizendo: '[A Tailândia] É o único país da Associação das Nações do Sudeste Asiático que ainda não fez um donativo'".
Shinawatra revelou que ficou surpreendida "por um momento", mas garantiu que percebeu que algo estava errado. Segundo disse, "provavelmente foi usada Inteligência Artificial" para imitar a voz. A chefe de governo não revelou a quem é que o burlão responsável por este esquema 'roubou' a voz.
Leia Também: Anne achou que namorava com Brad Pitt: Acabou divorciada e sem 830 mil€