Esta é a segunda vez em que Paulo Raimundo vai a eleições legislativas como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Lisboa, depois de ter sido eleito pela primeira vez deputado em 2024 nessa mesma posição.
Antes de Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP desde 2022, a lista da CDU ao círculo eleitoral de Lisboa tinha sido encabeçada desde 2005 pelo anterior secretário-geral do partido, Jerónimo de Sousa.
Além de Paulo Raimundo, a CDU (coligação integrada por PCP e PEV) anunciou também os cabeças de lista em dez círculos eleitorais, entre os quais Bernardino Soares, que irá ser o "número um" da coligação em Beja.
Presidente da Câmara Municipal de Loures entre 2013 e 2021 e líder parlamentar do PCP entre 2001 e 2013, Bernardino Soares tinha encabeçado a lista da CDU no círculo eleitoral de Santarém nas últimas legislativas, não tendo alcançado a eleição.
Nas últimas legislativas, tinha sido o então deputado João Dias a apresentar-se a legislativas como cabeça de lista por Beja, mas não conseguiu ser eleito por cerca de 1.400 votos, a primeira vez na história da democracia portuguesa em que a CDU não conseguiu eleger neste círculo eleitoral. João Dias é atualmente candidato à Câmara Municipal de Serpa nas autárquicas de outono.
Neste primeiro lote de candidatos divulgados pela CDU, figura também o atual deputado Alfredo Maia, que volta a ir a legislativas como cabeça de lista no Porto, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024. Nessa ocasião, Alfredo Maia tinha sido o único representante da CDU eleito no Porto, com 2,36% dos votos.
Na nota biográfica divulgada pela coligação, refere-se que Alfredo Maia, jornalista, foi membro do Conselho de Redação do "Jornal de Notícias" e do "Primeiro de Janeiro", além de ter sido igualmente dirigente do Sindicato dos Jornalistas. Foi deputado nas últimas duas legislaturas.
Em Santarém, círculo no qual a CDU elegeu deputados pela última vez em 2019, a coligação escolhe desta vez Inês Santos, que se vai estrear como cabeça de lista em legislativas. Inês Santos sucede assim como "número um" por Santarém a Bernardino Soares (2024) e a António Filipe (que foi encabeçou a lista por Santarém desde 2009, com exceção de 2024, em que foi eleito como "número dois" por Lisboa).
De acordo com a nota biográfica da CDU, Inês Santos, com 40 anos, é operária industrial, membro do Comité Central do PCP e delegada do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabaco (SINTAB).
Entre os nomes hoje divulgados, consta também o da professora e investigadora Sandra Cardoso, que vai ser cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Braga, à semelhança do que já tinha acontecido em 2024, em que não alcançou a eleição.
Outro nome que volta a ir às urnas é o do biólogo e escritor Alexandre Hoffman Castela, com 36 anos, que, tal como em 2024, volta a ser "número um" da CDU em Viseu.
Também o advogado Fernando Teixeira, 30 anos, volta a encabeçar a lista da coligação em Coimbra, como nas últimas legislativas, assim como Joana Carvalho, investigadora de 46 anos, "número um" pelo círculo eleitoral da Europa.
A CDU divulgou ainda os candidatos pelos círculos eleitorais da Guarda (Catarina Costa) e Fora da Europa (Ana Oliveira).
Nas últimas eleições legislativas, em 10 de março de 2024, a CDU obteve 3,17%, elegendo quatro deputados (dois por Lisboa, um pelo Porto e outro por Setúbal), atingindo um mínimo histórico.
Foram eleitos na altura Paulo Raimundo e António Filipe (ambos por Lisboa), Paula Santos (Setúbal) e Alfredo Maia (Porto).
[Notícia atualizada às 13h23]
Leia Também: Campanha para as regionais antecipadas da Madeira termina hoje