Ucrânia? Conversações entre EUA e Rússia já começaram na Arábia Saudita

As conversações entre altos funcionários norte-americanos e russos, com o objetivo de reavivar as relações, começaram hoje na Arábia Saudita, segundo um grupo de jornalistas presentes no local da reunião.

Notícia

© EVELYN HOCKSTEIN/POOL/AFP via Getty Images

Lusa
18/02/2025 08:12 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

As delegações, lideradas pelos chefes da diplomacia dos dois países, reuniram-se no Palácio Diriyah, na capital saudita, para as primeiras conversações a este nível desde a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

 

Do lado norte-americano participam o secretário de Estado, Marco Rubio, que chegou a Riade na segunda-feira para conversações com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salmane, bem como o conselheiro para a Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Mike Waltz, e o enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

A Rússia está representada pelo chefe da diplomacia, Sergei Lavrov, e por Yuri Ushakov, conselheiro diplomático de Vladimir Putin.

Entretanto, o presidente ucraniano, que se encontra na Turquia é esperado na Arábia Saudita na quarta-feira, um dia depois da reunião entre norte-americanos e russos.

Zelensky reiterou na segunda-feira que Kyiv não vai reconhecer qualquer acordo alcançado sem a Ucrânia e lamentou não ter sido informado antecipadamente das conversações de Riade.

Os negociadores russos presentes nas conversações diplomáticas com representantes dos Estados Unidos em Riade mostraram-se convencidos de que vão ocorrer progressos económicos em breve, disse uma fonte da Rússia à France-Presse.

Ucrânia. Negociadores russos em Riade acreditam em progressos económicos

Ucrânia. Negociadores russos em Riade acreditam em progressos económicos

Os negociadores russos presentes nas conversações diplomáticas com representantes dos Estados Unidos em Riade mostraram-se convencidos de que vão ocorrer progressos económicos em breve, disse uma fonte da Rússia à France-Presse.  

Lusa | 09:13 - 18/02/2025

"Temos uma série de propostas que os nossos colegas estão a analisar. Penso que vai ser possível fazer progressos num futuro não muito distante mas sim nos próximos dois ou três meses", disse o diretor do Fundo Russo de Investimento Direto, Kirill Dmitriev.

[Notícia atualizada às 10h21]

Leia Também: Pilotos em treino para voar F-16 estão determinados, mas realistas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas