Parlamento unânime em voto de pesar por Manuel Sérgio

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte do professor universitário e antigo deputado Manuel Sérgio, recordando-o pelo "contributo ímpar no campo do desporto e motricidade humana".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/02/2025 12:43 ‧ há 3 horas por Lusa

Política

Óbito/Manuel Sérgio

No voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembra-se o papel de Manuel Sérgio no desenvolvimento do conceito de motricidade humana e a recusa de um "entendimento fisicista do desporto e uma conceção dualista do homem".

 

"Insistia em ver na atividade física uma prática holística, ligada à própria identidade do ser humano e integrada num projeto amplo de formação. Dizia que tudo o que é humano está no desporto", lê-se sobre o também antigo deputado eleito pelo Partido da Solidariedade Nacional, do qual foi fundador.

Aguiar-Branco recorda a influência de Manuel Sérgio em figuras desportivas como José Maria Pedroto, José Mourinho e Jorge Jesus bem como "intelectuais públicas como D. Tolentino Mendonça ou Medeiros Ferreira".

O parlamento recorda ainda os seus mais de 50 livros e os seus artigos que, acrescenta, "refletiam, com leveza e erudição, sobre a transcendência humana no desporto e na vida".

"O legado que nos deixa continuará a criar lastro no pensamento académico, desportivo e ético, em Portugal e no mundo", conclui-se.

O professor catedrático Manuel Sérgio, que morreu a 19 de fevereiro aos 91 anos, foi um dos grandes pensadores do desporto após o 25 de Abril de 1974, com décadas de pedagogia, filosofia, prática dirigente e política.

Na nota de pesar, a Federação Portuguesa de Futebol lembrava-o como "homem gentil e de grande sabedoria", duas qualidades que espalhou ao longo de décadas em todos os campos de trabalho a que se dedicou, da Assembleia da República, em que foi deputado pelo Partido da Solidariedade Nacional, de que foi o primeiro presidente, entre 1991 e 1995.

A Assembleia da República aprovou também hoje um voto de pesar por Francisco Osório Gomes, sindicalista e antigo deputado do PS, que morreu no passado dia 12 de fevereiro aos 83 anos.

O voto de pesar apresentado pelo PS foi aprovado por unanimidade e lembra Osório Gomes como uma "personalidade marcante do sindicalismo democrático português", sublinhando a sua participação na fundação da UGT.

"Homem inteligente e carismático, tocou a vida de todos que com ele privaram pelo exemplo de integridade, dedicação e coragem", recorda o partido do qual foi deputado nas V e VII legislaturas.

Leia Também: Já há datas para as cerimónias fúnebres do professor Manuel Sérgio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas